Símbolos comuns para a triagem de resíduos
Os países nórdicos reforçam a triagem de resíduos com um Sistema Comum de Símbolos para contentores de resíduos, estações de reciclagem e para embalagens.
Até hoje, a comunicação de resíduos tem diferido de país para país e, muitas vezes, de município para município, nos países nórdicos. Através de símbolos uniformes de resíduos, os cidadãos podem agora encontrar a mesma comunicação de resíduos, tornando-se assim mais fácil para todos os cidadãos a correta separação dos seus resíduos e aumentando a reciclagem de material. Ter os produtores a rotularem as embalagens com os símbolos comuns para a triagem de resíduos também transmitirá orientações claras e fáceis de compreender para a triagem de resíduos das embalagens.
O desenvolvimento do sistema baseia-se numa colaboração entre os municípios e as empresas de resíduos, a indústria de reciclagem, os produtores e revendedores de embalagens, bem como os cidadãos dos países nórdicos; Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia.
Como funciona
O sistema consiste atualmente em 90 pictogramas diferentes que podem ser utilizados para os resíduos recolhidos em residências e empresas - por exemplo, vidro, metal e plástico - e resíduos recolhidos em centros de reciclagem, por exemplo, resíduos de construção e de demolição, resíduos eletrónicos de grandes dimensões e de jardim, etc.
O sistema é fácil de compreender e navegar. É construído com base em três princípios fundamentais. É gratuito, está disponível para qualquer pessoa, e funciona como um conceito de peça Lego: flexível, mas uniforme na sua conceção. O sistema é gratuito, os cidadãos ou municípios devem apenas cobrir as respetivas despesas de impressão da sinalética, autocolantes ou etiquetas. Este princípio gratuito e sem fins lucrativos é crucial para a divulgação e adoção do sistema – e, assim, garantir que os cidadãos encontrem os mesmos símbolos de triagem de resíduos onde quer que estejam - no trabalho, em casa, em locais públicos, no supermercado, etc.
Olhar para o futuro
Os símbolos dos resíduos foram lançados na Dinamarca (2017), Suécia (2020) e na Noruega (2020). Na Finlândia e na Islândia está a decorrer o processo de introdução.
A Comissão Europeia pretende harmonizar a triagem dos resíduos e propôs a introdução de símbolos de triagem de resíduos como parte do Plano de Ação da Economia Circular. Um sistema conjunto de símbolos para a triagem de resíduos desempenha um papel central ao fornecer aos países nórdicos a ferramenta necessária na transformação para uma economia circular. Adicionalmente, este tem um impacto substancial no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.